Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/radioadvento/public_html/site/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
radioadvento 08 dicas para cuidar da sua saúde mental | Rádio Advento

08 dicas para cuidar da sua saúde mental

Estamos aí, no século da tecnologia e facilidades, mas nossas mentes estão cada vez menos saudáveis. O que é que tem acontecido? Doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tantas outras têm feito cada vez mais vítimas. E o avanço tecnológico vira o vilão: muitas pessoas estão ficando doentes neste muito cada vez mais conectado. Segundo o psicólogo Cristiano Nabuco, doutor em psiquiatria e coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP), “há um estudo em que fizeram exames de ressonância magnética em indivíduos dependentes de álcool e drogas. Compararam com usuários pesados de computador e observaram o mesmo tipo de desgaste.”(fonte)

Claro que o mau uso da tecnologia não é o único vilão: vidas cada vez mais corridas, busca desenfreada por sucesso profissional e o endeusamento do consumo também estão entre os culpados. Por isso separamos 08 dicas para você cuidar da sua saúde mental e viver melhor.

  1. Estabeleça limites – Para o tempo que vai passar no celular, ou no computador, ou na TV. Vale também para o quanto você se dedica ao trabalho. Tudo isso pode ser muito bom, mas quando extrapolamos transformamos coisas boas em hábitos terríveis.
  2. Defina prioridades – O que é mais importante para você? Quais são as suas metas? Coloque no papel os seus sonhos, onde você quer estar daqui a 5 anos, quem você quer ser. Avalie: o seu atual comportamento condiz com esta meta? Como você está lidando com o seu tempo?
  3. Compre um despertador – Uma coisa aparentemente tão simples mas com um super potencial! O hábito de ter o celular do lado da sua cabeceira acaba fazendo com que você durma mais tarde ou perca muito tempo com a telinha. E a melhor desculpa para ele ficar ali? O alarme! Pois bem, compre um despertador e mande o celular pra longe!
  4. Defina o espaço e tempo para o seu celular – pode ser que você nem perceba, mas o seu celular está sempre do seu lado, nos quatro cantos da casa. Que tal definir o limite de espaço dele? Nada de entrar com ele no quarto ou no banheiro, por exemplo. E quando você for conferir suas notificações, olhe as horas, e depois confira as horas novamente quando estiver deixando o celular de lado. Você vai se surpreender (ou não!) ao perceber que ficou mais de 30 minutos muitas vezes só passando pelo feed do Facebook. Coloque um limite de horário de uso: 20 minutos. E só pegue novamente daqui a uma hora. Que tal tentar?
  5. Ligue para um amigo uma vez por semana – Já reparou que com a correria as pessoas estão se afastando do convívio fora do online? E isso faz mal! Por isso, uma vez por semana, ligue para um amigo ou parente, só para conversar. Coisa de menos de 10 minutos, mas que vai ser legal. E mais pra frente transforme essa conversa por telefone num papo pessoalmente. Você vai se surpreender com os resultados! :D
  6. Leia, leia bons livros – O hábito da leitura é essencial e tem resultados impressionantes no cérebro. Num ambiente invadido por milhares de estímulos, as páginas estáticas dos livros perdem o apelo. Mas persistir e dedicar um tempo para a leitura vai fazer uma diferença gigantesca. Encontre um tipo de leitura que você gosta e invista tempo nisso.
  7. Durma – Isso mesmo, durma! Só durma. Dormir cedo parece coisa do passado, mas deveria ser parte da nossa vida de adulto. Enquanto dormimos o corpo restaura. O sono noturno tem tantos benefícios para a saúde que não pode ser desprezado. Aos poucos tente acostumar-se ao hábito de dormir (bem!) antes da meia-noite pelo menos.
  8. Cuide da sua vida espiritual – Outra característica do novo mundo é o desprezo pela vida espiritual. E não estamos falando de religião. Mas da necessidade de reconhecer que é preciso relacionar-se com o Deus do Universo que criou você e toda a vida. Faça as pazes com Ele e será mais fácil fazer as pazes com você mesmo depois.

Fonte : Oito do Dia

Você também pode gostar ...

0 pensamentos sobre “08 dicas para cuidar da sua saúde mental”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP 10 da Rádio Advento

  1. Bruna Karla Força 4:37
  2. Darlene Lima Acredito 3:31
  3. Felipe Valente Despreocupado 4:31
  4. Ministério F4ces Desperta 4:59
  5. Vanessa Oliveira Resposta 5:53
  6. Cíntia Alves Me faz tão bem 5:34
  7. Gabriel Iglesias Jeremias 5:08
  8. Adjane firme Preciso de um milagre 4:10
  9. Coral Água Viva Só o Amor 5:07
  10. Rosana Belquior A Esperança Nasceu 4:52

Curta Nossa Fanpage

Twitter @Radioadvento