A morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU, nesta terça-feira (27), registra tristes coincidências com a trágica perda de Serginho, do São Caetano, ocorrida 20 anos antes. Os dois zagueiros morreram de paradas cardiorrespiratórias ocorridas no Morumbi.
Serginho, do São Caetano, morreu em 27 de outubro de 2004, em partida contra o São Paulo, no Morumbi, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O defensor, que tinha 30 anos à época, caiu no gramado do Morumbi aos 14 minutos do segundo tempo. Ele foi atendido no gramado, mas morreu minutos depois no Hospital São Luiz, em São Paulo.
Devido à morte de Serginho, o futebol brasileiro passou a ter como protocolo desfibriladores e ambulâncias dentro dos estádios de futebol em dias de jogos.
O jogador do Nacional caiu em campo em jogo na última quinta-feira, 22 contra o São Paulo por volta dos 39 minutos do segundo tempo. Inicialmente, Izquierdo foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca e, depois, internado no Hospital Israelita Albert Einstein. A família e parte da delegação do Nacional acompanhavam o jogador na unidade de saúde. Ele chegou a receber visitas de colegas jogadores, mas não resistiu e teve morte confirmada nesta terça-feira.
E o Nacional divulgou uma nota lamentando a perda. "Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco".
Em nota, o São Paulo Futebol Clube publicou uma homenagem ao jogador: "Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan".
O que aconteceu com Juan Izquierdo?
Para quem não acompanhou o momento, Juan Izquierdo estava em campo quando, de repente, caiu no chão respirando com dificuldade. Imediatamente, colegas de equipe e jogadores do time adversário chamaram ajuda para socorrê-lo. Em seguida, o atleta foi retirado do campo. No dia em que Izquierdo passou mal, uma ambulância o socorreu imediatamente. O atleta teve uma arritmia, seguida de uma parada cardíaca, precisando de manobras de ressuscitação e uso de desfibrilador.
Juan tinha 27 anos e nasceu em Montevideo, capital do Uruguai. Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Atlético Cerro, modesta equipe da capital uruguaia. Depois, passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México. Na volta ao país de origem, defendeu novamente o Wanderers, o Liverpool e voltou ao Nacional em 2024. Ele deixa a esposa e dois filhos, incluindo um bebê recém-nascido.