Carregando...
Carregando...

O Pânico Moral numa sociedade digital

Postado em 22 de Janeiro de 2024 ás 19:09

O pânico moral é um fenômeno social que se refere a uma reação intensa e muitas vezes desproporcional da sociedade em relação determinadas mudanças, conteúdos ou inovações que representam ameaças aos valores morais e/ou interesses da sociedade. 

 

Na atualidade, esse fenômeno ocorre com bastante frequência. Filmes como Barbie, séries como Round 6 ou jogos como GTA e Mortal Kombat são apenas alguns exemplos de conteúdos que dispararam o pânico moral.

C?u hình ch?i GTA 5 ?n ??nh, m??t, max setting

Imagens do jogo GTA V

 

 O pânico moral surge por meio de fatores sociais: 

 

Mídia sensacionalista: A mídia consegue moldar a percepção pública e, muitas vezes, busca histórias sensacionalistas para atrair audiência. Afinal, “o medo vende”.

 

Política: Políticos podem se aproveitar de pânicos morais para promover suas agendas ou desviar a atenção de outros problemas.

 

Mudanças sociais: Em tempos de mudança social rápida, as pessoas podem se sentir desorientadas e mais propensas a reagir a percebidas ameaças à ordem estabelecida.

 

O Pânico Moral e o cristão: É natural para o cristão sentir indignação ou reagir quando se depara com tecnologias ou conteúdos que tendem a enfraquecer a espiritualidade ou afetar negativamente a moral da sociedade.

 

Vì sao tr? em v?n xem ???c TikTok - VnExpress S? hóa

No entanto, o apóstolo Paulo escreve: “Irai-vos, mas não pequeis” (Efésios 4:26). O problema não está na indignação, mas na maneira como a manifestamos.

 

Os cristãos são chamados a "seguir a verdade em amor" (Efésios 4:15). Isso implica uma responsabilidade de abordar situações com discernimento, buscando a verdade e evitando reações exageradas ou sensacionalistas, que podem causar prejuízos a causa do evangelho. 

 

Ellen White escreveu: “O Senhor deseja que Seu povo siga outros métodos que não os que levam a condenar o erro, mesmo que a condenação seja justa. Ele quer que façamos alguma coisa mais do que atirar a nossos adversários, acusações que só servem para mais os afastar da verdade. A obra que Cristo veio fazer em nosso mundo, não foi erguer barreiras, nem lançar constantemente em rosto ao povo o fato de que se acham em erro. Aquele que espera esclarecer um povo iludido, deve-se aproximar dele, e por ele trabalhar com amor. Essa pessoa deve tornar-se um centro de santa influência” [4] Obreiros Evangélicos, p. 373.

Contribua com a Rádio Advento, será maravilhoso também!