Carregando...
Carregando...

Não negligencie as suas noites de sono

Postado em 18 de Março de 2024 ás 17:57

 

Muitos fatores-chave de estilo de vida, como a dieta e o exercício físico, são altamente reconhecidos por impactar nossa saúde cardiovascular. O sono é um componente historicamente negligenciado da saúde do coração que só ganhou destaque nos últimos anos, disse Victoria Bazanos, doutora em Prática de Enfermagem, enfermeira especializada em insuficiência cardíaca avançada no Instituto Internacional do Coração da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos.

“O sono é algo que tendemos a subestimar”, reflete Victoria. “Podemos considerá-lo como um tempo livre a ser cortado quando precisamos fazer algo, em vez de mudar nossa rotina diária ou estabelecer limites para proteger ou priorizar nosso descanso.”

 

A especialista diz que o sono é quando o corpo realiza várias funções vitais, desde a cura e a reparação das células até o fortalecimento do sistema imunológico. “Quando você tira tempo disso, você está tirando tempo do seu corpo e de todos os seus órgãos, incluindo o coração, para se curar.”

 

Quando o corpo não sofre essa queda noturna, parte dos efeitos benéficos do sono pode ser perdida. Alguns estudos sugerem que até 80% dos eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos, podem ser evitados através de escolhas de estilo de vida saudáveis, incluindo dormir por uma quantidade apropriada de horas.

 

Pouco sono aumenta o hormônio do estresse, eleva a pressão sanguínea, a frequência cardíaca, os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, tudo isso contribui para doenças cardiovasculares. Victoria acrescenta que o sono nos ajuda a regular os hormônios, inclusive os hormônios que controlam a fome; aqueles que dormem cinco ou menos horas por noite relatam altas taxas de obesidade e diabete, condições intimamente ligadas a má saúde cardiovascular. O sono inadequado também pode causar um aumento na proteína C reativa, um marcador inflamatório associado a níveis mais altos de doença arterial coronariana aterosclerótica, diz.

 

sono

 

Melhore a saúde do coração através do sono:

Os adultos devem dormir entre sete e nove horas por noite — as crianças e os adolescentes devem dormir mais. Victoria recomenda estabelecer uma rotina sólida de higiene do sono para nutrir a saúde do seu coração das seguintes maneiras:

 

 — Atenha-se a um horário de dormir consistente. Ir para a cama e acordar por volta da mesma hora estabiliza o ritmo circadiano ou o relógio interno do seu corpo. Esse relógio biológico interno se baseia em seus padrões de sono para determinar a melhor hora para dormir à noite e quando acordar para um sono maximamente reparador.

 

 — Evite consumir cafeína, álcool, nicotina e refeições pesadas, especialmente antes de ir para a cama.

 

 — Fique livre de telas. Desligue as telas cerca de uma hora antes de ir para a cama. A luz azul que brilha nos aparelhos à base de LED aumenta a liberação de cortisol no cérebro. Isso inibe a liberação de um hormônio do sono chamado melatonina, deixando-nos mais alertas e aumentando a dificuldade de adormecer.

 

À medida que a pesquisa em curso continua a elucidar a conexão entre o sono e o coração, Bazanos diz que uma coisa é certa: o sono faz bem ao coração.

 

“O sono é fundamental para nosso bem-estar e para todo o sistema corporal, incluindo nosso coração”, diz ela. Se você tiver quaisquer dúvidas ou preocupações, apresente-os a um médico, alerta Victoria.


12 motivos que vão fazer você ir para a cama mais cedo todos ...

 

Fonte: Adventistas.org

 

Contribua com a Rádio Advento, será maravilhoso também!