Carregando...
Carregando...

Casos de dengue no Brasil ultrapassaram a marca de 2 milhões neste ano de 2024.

Postado em 16 de Abril de 2024 ás 19:51


Os casos de dengue no Brasil ultrapassaram a marca de 2 milhões neste ano de 2024. Já passa de 680 o número de mortes confirmadas. Os dados reúnem casos prováveis e confirmados. A população enfrenta uma epidemia da doença que é causada pelo mosquito Aedes Aegypti. É de suma importância ficar atento aos sintomas que se manifestam e aos cuidados de prevenção que é preciso ter, principalmente na eliminação dos focos das larvas de mosquito.

 

Foram registrados 2.010.896 casos nas primeiras 11 semanas deste ano. Este número é o maior registrado diante de toda série histórica, feita desde 2000. No Distrito Federal e em Minas Gerais registraram a maior parte das mortes e o maior índice, respectivamente. Dez unidades da federação estão em situação de emergência. Os estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e Distrito Federal estão em alerta por causa da epidemia de dengue.

 

O vírus da doença (DENV - que tem 4 sorotipos) pode ser transmitido às pessoas principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. O ciclo de transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. As larvas saem dos ovos e vivem ali por volta de uma semana. Depois deste período elas se transformam em mosquitos que passam a circular prontos para picar as pessoas. Ao ser picado, o indivíduo demora de 3 a 15 dias para manifestar a doença.

 

 

Prevenção:

A vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. O Brasil se destaca por ser o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. Consulte o calendário de vacinação do seu município para saber mais informações.

 

Além das ações necessárias que devem ser feitas pelos agentes de saúde, para prevenção, a população também deve fazer a sua parte. Seguem orientações importantes:

 

·         ·Usar telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

·         ·Remover recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

·         ·Vedar os reservatórios e caixas de água;

·         ·Desobstruir calhas, lajes e ralos;

·         ·Participar da fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue, executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Diagnóstico:

Não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença, já que é baseado nas manifestações clínicas apresentadas. No entanto, para apoiar o diagnóstico clínico existem disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus (até o 5° dia de início da doença) e pesquisa de anticorpos (a partir do 6° dia de início da doença).

 

 

O tratamento deve ser conforme orientação médica, mas é baseado principalmente na reposição adequada de líquidos. As orientações a seguir devem ser realizadas quando o paciente está em casa:

 

 

 Repouso;

Ingestão de líquidos;

·Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;

·  Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.




Produção: Sarah Gomes

 

Contribua com a Rádio Advento, será maravilhoso também!