Milhares de pessoas sairão às ruas no dia 24 de agosto com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso sexual infantil. Essa mobilização faz parte do Quebrando o Silêncio, um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia que promove ações contra todo tipo de violência.
Para o ano de 2024, o tema escolhido foi “Infância Ameaçada”, que tem o objetivo de despertar na sociedade a urgência em proteger as crianças contra a violência sexual. Durante todo o ano, o tema é trabalhado em ações internas e externas, mas no quarto sábado de agosto há uma grande mobilização em vários países da América do Sul.
A conscientização contra o abuso sexual infantil também é trabalhada nos templos adventistas. “Infância Ameaçada” é um tema relevante para proporcionar o crescimento saudável e protegido das crianças. Todos os dias, de forma silenciosa, inúmeras crianças sofrem algum tipo de abuso sexual e, muitas vezes, por pessoas próximas.
Para alcançar as três faixas etárias, a iniciativa produz revistas direcionadas para os diferentes públicos: crianças, adolescentes e adultos. Além de trabalhar o tema ao longo do ano, há uma data pré-definida para a grande mobilização, momento em que voluntários saem às ruas para distribuí-las. Também são realizadas feiras de saúde, orientação para a população e atividades de entretenimento para as crianças.
Dessa forma, o principal objetivo do “Quebrando o Silêncio” é despertar nas pessoas a necessidade de atenção e ação. O projeto tem em vista mostrar às crianças que certos tipos de carinho não são corretos e afirmar aos adolescentes que eles não estão sozinhos; eles podem conversar com pessoas de confiança e denunciar seus agressores.
Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, anualmente, um bilhão de crianças são vítimas de algum tipo de violência, inclusive abuso sexual. Embora quase 90% dos países tenham uma legislação específica de proteção, menos da metade aplica essas leis.
O abuso sexual infantil deixa marcas profundas que acompanharão a criança por toda a vida. Na Bíblia, há várias orientações para proteger as crianças, garantindo o amor, a segurança e o auxílio que elas precisam para se tornarem adultos maduros e saudáveis física, mental e espiritualmente.
Foi Jesus mesmo quem disse: Deixem que as crianças venham a mim e ai daquele que faça tropeçar meus pequeninos. Um abuso é uma maneira brutal de impedir que as crianças vão até Jesus, pois gera insegurança, vazio, dúvida com relação ao amor verdadeiro e isso limita o desenvolvimento saudável de uma criança.
Saiba mais acessando quebrandoosilencio.org