Carregando...
Carregando...

Belém (PA) decretou estado de emergência após chuvas mais intensas dos últimos 10 anos.

Postado em 20 de Abril de 2026 ás 20:14

Belém (PA) decretou estado de emergência após ser atingida por uma das chuvas mais intensas dos últimos 10 anos. Em menos de 24 horas, foram registrados mais de 150 mm de chuva, provocando alagamentos generalizados, ruas submersas e casas inundadas, deixando moradores ilhados.

 

A Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros, coordena um comitê de crise para atender a população afetada. A prefeitura iniciou ações emergenciais, como reforço em abrigos, assistência às famílias, limpeza de canais e bueiros, além de intervenções em áreas críticas.

 

O município também abriu um ponto de arrecadação de doações na Aldeia Amazônica, solicitando itens como colchões, alimentos, roupas e produtos de higiene. Diante da falta de vagas em abrigos, o Ministério Público Federal pediu a abertura urgente de escolas e ginásios para acolher desabrigados.

 

Segundo a meteorologia, o alerta de chuvas intensas se estende a quase mil cidades das regiões Norte e Nordeste, com previsão de até 100 mm por dia, aumentando o risco de novos alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas.

 

O prefeito Igor Normando decretou o estado de emergência depois que Belém sofreu com um volume de chuvas que passou de 150 mm | Foto: Divulgação/Agência Belém

O prefeito Igor Normando decretou o estado de emergência depois que Belém sofreu com um volume de chuvas que passou de 150 mm | Foto: Divulgação/Agência Belém